Calcário

Genericamente conceitua-se calcário como sendo a rocha de origem sedimentar constituída predominantemente de carbonato de cálcio.

 

O Calcário BritaCal tem como matéria prima a rocha calcária dolomítica e calcítica, sendo produzidos e comercializados calcários dolomítico (Teor de MgO acima de 12%), calcítico (Teor de MgO até 5%) e Dolomítico II (Teor de MgO acima de 5% e até 12%), sendo comercializados a granel, além do calcário dolomítico filler ensacado

No Brasil, onde cerca de 70% dos solos são ácidos, a aplicação de calcário é considerada, por especialistas e produtores, uma tecnologia eficiente e barata. Além de poupar áreas nativas da exploração para agricultura, esse insumo é um dos maiores responsáveis pelo aumento da produtividade brasileira.

A aplicação do calcário agrícola tem como benefícios a:

  • Elevação do pH;

  • Fornecimento de Ca e Mg. A calagem, através do Ca principalmente, promove maior agregação do solo, diminuindo as perdas por erosão, bem como, desenvolvimento do sistema radicular;

  • Redução ou eliminação dos efeitos tóxicos do Al, Mn e Fe;

  • Aumento da disponibilidade e maior aproveitamento de N, K, Ca, Mg, S e Mo;

  • Aumento do potencial de resposta à adubação;

  • Maior atividade microbiana, com isso, melhoria na mineralização da matéria orgânica e fixação de N;

  • Melhoria nas propriedades físicas do solo, implicando maior aeração e circulação de água, auxiliando no desenvolvimento das raízes e da planta. O desenvolvimento do sistema radicular aumenta a absorção de água e de nutrientes, permitindo à planta maior resistência à falta de água.

Calcário Dolomítico

Calcário Dolomítico

Corretivos com alto teor de cálcio e magnésio (Mg > 12% ). Além de corrigir a acidez do solo, proporciona maior aproveitamento dos nutrientes e maior produtividade em sua lavoura.

Calcário Dolomítico II

Calcário Dolomítico II

Calcário intermediário, entre o calcário dolomítico e o calcário calcítico. Contém teor de magnésio acima do calcário calcítico e menor que o calcário dolomítico ( Mg de 5% a 12 % ). 

Calcário Calcítico

Calcário Calcítico

Indicado para correção de solo com alta deficiência em Ca (Cálcio) e moderada deficiência de Mg (magnésio). Possui alto teor de cálcio e menor teor de magnésio ( Mg até 5% ).

Calcário Filler

Calcário Filler

o que diferencia esse tipo de calcário dos demais, é sua granulometria, ou seja, é um produto bem mais fino que o convencional (100% passante na peneira abnt nº 50 ).

Brasília - DF
SIA Trecho 3, Lote 335, 3º Andar
(61) 2106-0600
Unaí - MG
Rua Herculano Oliveira e Silva, nº 34
(38) 36761069 / (38) 36763083
Posse - GO
Av. Nazário Ribeiro Silva nº 183
(62) 34815067 / (61) 984002315
Luís Eduardo Magalhães - BA
Rua Pará, Qd 59, Lt 23
(77) 36283963 / (61) 999998194